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O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing surgiu da necessidade de sair do marketing tradicional, voltado para as massas, para um marketing mais personalizado, focado nas necessidades do consumidor. Se formos traduzir o termo, poderíamos chamá- lo de marketing de entrada, pois ele tem como principal missão atrair a atenção das pessoas, fazendo com que elas entrem no seu funil de vendas por conta própria.

Para fazer com que as pessoas se interessem pela sua empresa, o Inbound Marketing se utiliza do Marketing de Conteúdo como atrativo. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas e, ao primeiro sinal de uma dúvida ou necessidade, buscam respostas na internet, nada mais natural do que produzir conteúdo que responda a estas perguntas e faça a conexão entre sua empresa e potenciais clientes que estão à procura de uma solução.

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O que é Inbound Marketing?

A partir do momento em que você capta a atenção de um internauta, o Inbound Marketing te ajuda a fazer com que esse visitante se transforme em uma lead qualificada e, por fim, em um cliente satisfeito. Tudo isso sem que você precise realizar ações massivas, que exigem grandes investimentos e nem sempre trazem os melhores resultados.

INBOUND X OUTBOUND

A grande diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing está na abordagem. Enquanto o Inbound desperta o interessa de forma natural, quando o potencial cliente precisa do produto ou serviço que você tem a oferecer, o Outbound tenta despertar a necessidade a todo custo.

Pensando de uma forma bastante simples, imagine que você está na sua casa e, de repente, tem vontade de comer sorvete. É um desejo que vem naturalmente, então, você vai até a internet e busca qual é a sorveteria mais próxima da sua casa.

Um segundo cenário seria você estar assistindo TV e, durante o intervalo da programação, passar insistentemente a propaganda de um determinado sorvete, na tentativa de fazer com que você vá comprá-lo. Percebeu a diferença?

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O que é Inbound Marketing?

Isso não quer dizer que o Outbound seja ruim ou que não tenha mais serventia. Significa que existem duas possibilidades de fazer marketing: uma que atrai as pessoas para sua empresa e outra que empurra seus produtos e serviços para as pessoas.

No Outbound, como o seu cliente em potencial ainda não tem a necessidade ou o desejo, fica mais difícil convencê-lo a comprar. É um trabalho mais minucioso de convencimento, que depende muito do poder de encantamento dos seus times de marketing e vendas.

Já no Inbound, como as leads já sentiram a necessidade e estão em busca de conhecimento para melhorarem seu poder de decisão, basta que você oriente-as da forma adequada, forneça as informações de que eles precisam para comprar com segurança.

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